Fechar

Inverno na Serra Gaúcha? Conheça 3 Hotéis projetados pela VZ&CO

25 de julho de 2023Tempo de leitura: 5 minutos

Principal região turística do Rio Grande do Sul e um dos destinos preferidos dos brasileiros, a Serra Gaúcha recebe anualmente mais de 9 milhões de visitantes. Com paisagens naturais exuberantes, alta gastronomia e atividades para todos os perfis de turista, o destino é conhecido por roteiros charmosos e pitorescos.

Esse conjunto de atrativos requer serviços à altura e a hotelaria é um dos pontos fortes da região. A VZ&CO está presente na Serra Gaúcha com três hotéis de diferentes estilos, todos com soluções de arquitetura que valorizam o território e combinam com a paisagem, seja urbana ou em meio aos vinhedos.

 

Laghetto Viverone Canela: aconchego contemporâneo

Com atrações em todas as estações do ano, no inverno, a Serra Gaúcha chama ainda mais atenção pelas temperaturas frias e possibilidade de neve em algumas cidades, criando paisagens únicas no país. Canela, na Região das Hortênsias, forma, junto com Gramado, um dos roteiros mais conhecidos do turismo brasileiro, muito procurado nas férias de inverno. Em uma área nobre e arborizada da cidade, está o Laghetto Viverone Canela, um projeto da VZ&CO que traduz a cultura da região com toques de modernidade.

Projetado para a Forma Espaços, cliente VZ&CO em outros projetos, o conceito do hotel foi baseado desde o início na palavra “aconchego”, aliando o conforto e a comodidade de um 4 estrelas à paisagem natural da cidade, sem destoar do entorno.

Essa busca orientou todas as etapas do projeto, da concepção à escolha de materiais representativos da região para a fachada. O resultado é um hotel acolhedor e, ao mesmo tempo, inovador e contemporâneo. O basalto utilizado na fachada é originário da Serra Gaúcha, e aparece em superfície bruta, mas com formatos regulares. A tonalidade cinza que remete ao frio das montanhas aparece nos telhados, na pintura das fachadas, nos perfis das esquadrias e vidros. Em contraponto, o  revestimento amadeirado remete ao calor e ao aconchego em uma mistura elegante, sóbria e acolhedora.

Construído em um terreno com 4 metros de aclive, o Laghetto Viverone Canela é composto por uma base com áreas de recepção e lazer e três torres de apartamentos com vista privilegiada da cidade. Para aproveitar as características do local, o declive foi utilizado para criar áreas de subsolo semi-enterradas que abrigam o estacionamento e áreas de serviço. O desenvolvimento do projeto com a metodologia BIM viabilizou estudos precisos e completos da topografia local, ajudando a reduzir os volumes de escavação e custos de implantação.

Além da área de hospedagem, o projeto de arquitetura hoteleira da VZ&CO contempla lobby e lounges no pavimento de acesso, áreas de lazer e jogos, piscina térmica, espaço fitness, sauna, espaço kids, além de restaurante, centro de convenções e ambientes com cobertura de vidro que fazem a ligação entre as torres na base.

Integrado à paisagem natural, com elementos que remetem à cultura local e materiais da região, o projeto do Laghetto Viverone Canela traduz o conceito do novo luxo, em que o valor está relacionado a experiências e conexão.

 

Laghetto Viverone Bento Gonçalves: design e serviços para lazer e negócios

Capital nacional da uva e do vinho, Bento Gonçalves é outro importante destino da Serra Gaúcha, tanto para o turismo de lazer quanto para viagens de negócios. Com o olhar para essa diversidade de públicos, o projeto da VZ&CO para Viverone Bento Gonçalves combina a hospitalidade da Serra Gaúcha com a modernidade e a demanda de serviços do segmento business.

Localizado no alto de uma colina, com vista para as impressionantes paisagens da maior região produtora de vinhos do país, o hotel tem acesso privilegiado tanto para as áreas de negócios da cidade quanto para os principais pontos turísticos da Serra.

Com projeto arrojado e contemporâneo, o Viverone Bento Gonçalves se tornou um marco visual na paisagem da cidade pela forma curva envidraçada da fachada principal. O interior do hotel é iluminado por um grande zenital que inunda o lobby e os demais pavimentos com luz natural.

Com 14 andares, o hotel tem 121 apartamentos. A forma curva e os vidros do piso ao teto dão aos hóspedes uma vista de 270 graus do horizonte da Serra. O espaço projetado pela VZ&CO para o Grupo Forma Espaços também contempla salas de convenções, lojas, bar, business e fitness center, e dois subsolos de garagem.

O projeto de interiores, assinado pela VZ&CO em parceria com a arquiteta Silvia Benedetti, combina mobiliário funcional e moderno com toques da cultura do vinho e da Serra Gaúcha.

Além do design contemporâneo e da oferta de serviços e comodidade a hóspedes de turismo e negócios, o Laghetto Viverone Bento Gonçalves também é inovador na sustentabilidade. O projeto foi desenvolvido com a utilização de equipamentos de alta eficiência energética e especificação de materiais para propiciar conforto acústico e térmico com economia de recursos naturais.

 

Spa do Vinho: inspiração italiana com vista para o Vale dos Vinhedos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maior complexo de enoturismo de padrão internacional no Brasil, o Spa do Vinho está instalado no alto de uma colina no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, cercado por 18 hectares de parreirais. O projeto da VZ&CO para o empreendimento seguiu uma tendência mundial de reinvenção do negócio das vinícolas com a transformação de seus espaços para receber hóspedes para experiências completas de imersão no universo dos vinhos.

Além de se hospedar em meio aos vinhedos, os hóspedes do Spa do Vinho podem produzir a própria bebida, acompanhando a elaboração: do cultivo da uva à rotulagem das garrafas.

O projeto de arquitetura teve como base conceitual uma releitura das cantinas da região da Toscana, na Itália, localizadas junto aos vinhedos e onde são produzidos os seus vinhos. Além de excelente hotelaria e gastronomia, esses locais abrem suas portas para visitação, degustação de produtos e outras experiências.

Com esse conceito, o Spa do Vinho reúne hotel, vinícola, cinco restaurantes com gastronomia regional e internacional, spa com terapias e produtos à base de vinho, além de experiências como passeios de balão, degustações orientadas e eventos temáticos.

Com 128 apartamentos, o complexo Spa do Vinho tem área completa de lazer, a maior adega instalada em um hotel no Brasil, para 40 mil garrafas, e infraestrutura para receber grandes eventos. Todas as áreas sociais do hotel, spa e centro de eventos tem vista para o Vale dos Vinhedos.

 


Especialista em arquitetura comercial, a VZ&CO também trabalha com arquitetura de Hotelaria e Saúde. Conheça mais projetos da VZ&CO e, se estiver pensando em construir um hotel, entre em contato conosco.


 

Compartilhe

Posts relacionados

Tendências de arquitetura comercial: o que a VZ&CO espera para 2024

Em 2024, a VZ&CO completa 25 anos de atuação na arquitetura…

Prêmio POPAI 2023: Ouro no Oscar do Varejo reconhece excelência do rollout da VZ&CO para a Renner Canela

  A VZ&CO encerra 2023 com chave de ouro, literalmente,…

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.