Fechar

Vinícolas reinventam-se através da arquitetura

16 de junho de 2014Tempo de leitura: 3 minutos

Em recente viagem à Europa, a arquiteta Vera Zaffari pode constatar o que já havia visto e avaliado em seus estudos no Brasil: as vinícolas descobriram a arquitetura como grande aliada na reinvenção de seus negócios.

“A nova arquitetura, moderna, renovada, transformou-se em mais um atrativo para quem visita as vinícolas, que estão descobrindo uma nova forma de receber seus visitantes”, conta a arquiteta. Os atrativos para o fortalecimento da marca e para reter o cliente mais tempo nos estabelecimentos vão para além do bom vinho e da boa gastronomia. “O visitante busca os prazeres do paladar e do olfato, mas também passa a apreciar o belo, a beleza das construções, a mistura da tradição com novos conceitos de arquitetura e design de interiores. E as empresas querem que suas instalações demonstrem que sua tradição, mas também que elas estão se modernizando e atualizando.”

Veja algumas das vinícolas visitadas por Vera Zaffari na Europa, em fotos feitas pela própria arquiteta:

Bodegas Baigorri (Alava - Espanha) (1)Bodegas Baigorri – A vinícola, localizada em Samaniego, Espanha, promove até sessões de yoga. A paisagem colabora para a meditação. Detalhes: http://bit.ly/UFzXA4 .

Bodega Cepa 21 (Ribera del Duero - Espanha) (3)Cepa 21 – Para além da qualidade dos vinhos, o lugar virou um centro de eventos disputado. Detalhes: http://bit.ly/1jtZvp1 .

Bodega Marqués do Riscal (3)Marqués de Riscal – Frank Gehry, que projetou o museu Guggenheim de Bilbao, criou o novo perfil da vinícola. Detalhes: http://bit.ly/1lrHEio .

Cantina Petra (Toscana - Itália) (7)I Vini Petra – Na Toscana, a memória de gregos e etruscos ecoa. Detalhes: http://bit.ly/SNpzED .

As vinícolas também estão transformando suas instalações em hotéis e spas no Rio Grande do Sul.

spadovinhoÉ o caso do Hotel Spa do Vinho, localizado em Bento Gonçalves, que tem projeto de Vera Zaffari. A arquiteta explica: “o projeto teve como base conceitual uma releitura das Cantinas da região da Toscana, Itália, localizadas junto aos vinhedos e onde são produzidos os seus vinhos. Esses locais também oferecem excelente hotelaria e gastronomia, assim como recebem visitas para degustação e venda de seus produtos. Algumas cantinas ainda oferecem os serviços de Spa, com produtos feitos à base do polifenol das uvas”.

O Spa do Vinho tem como premissa contemplar todas estas situações: um projeto de hotel inserido na região do Vale dos Vinhedos, tendo sua implantação no alto de uma colina em meio às vinhas e à região, produtora dos melhores vinhos e espumantes do Brasil. Há um restaurante com gastronomia diferenciada, onde se descortina o visual deslumbrante da região. Também um SPA foi concebido dentro dos melhores padrões técnicos para propiciar um ambiente relaxante aos hóspedes. “No topo do hotel, junto à cobertura, um espaço gourmet permite ao hospede que ele mesmo junte amigos e cozinhe para eles, apoiado por uma área externa configurada por ser um dos pontos mais altos da região”, emenda Vera.

O Hotel possui 128 apartamentos e uma estrutura de apoio com infraestrutura dimensionada para realizar grandes eventos.

Confira: http://bit.ly/1lHXj1V .

Compartilhe

Posts relacionados

Inverno na Serra Gaúcha? Conheça 3 Hotéis projetados pela VZ&CO

Principal região turística do Rio Grande do Sul e um dos destinos…

Laghetto Viverone: quando a arquitetura de hotel gera valor para a marca

O mais novo hotel da rede Laghetto Viverone, localizado na cidade…

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.