Fechar

Projetos comerciais em prédios históricos: como aliar funcionalidade e preservação

8 de novembro de 2023Tempo de leitura: 5 minutos

Preservar o patrimônio histórico é valorizar a cultura, a história e a identidade de uma cidade e das pessoas que vivem nela. Como agente de transformação da paisagem urbana, a arquitetura tem um papel fundamental nessa tarefa de conservação, inclusive na implantação de projetos comerciais. 

A estratégia é comum em cidades históricas, principalmente na Europa, e demonstra que é possível garantir ambientes funcionais para uso comercial sem descaracterizar o patrimônio histórico. Na VZ&CO, quando recebemos um projeto que envolve imóveis históricos, nos focamos em desenvolver soluções que viabilizem a operação comercial, mas preservem a história e a cultura do lugar. 

Prédios históricos são muito mais que pontos de venda. Contam parte da história de um lugar, fizeram parte da vida dos moradores. É importante manter essas características e valorizá-las. As marcas têm muito a ganhar quando cuidam do patrimônio histórico , porque as pessoas têm relações afetivas com lugares que fazem parte de sua história”, pondera a arquiteta e CEO da VZ&CO, Vera Zaffari.

A VZ&CO tem projetos de arquitetura comercial implementados em prédios históricos em várias partes do Brasil e no exterior para clientes como Lojas Renner, Objetiva, Americanas e a rede de hotéis Laghetto Viverone. 

A manutenção de características originais em imóveis que às vezes têm quase um século requer técnicas específicas e cuidado adicional tanto no desenvolvimento do projeto quanto na execução das obras. Algumas edificações demandam reforços estruturais para suportarem o uso comercial, modernização de instalações elétricas e hidráulicas para viabilizar a operação de equipamentos, adaptações no layout original para garantir a acessibilidade e segurança, entre outras mudanças.

Além dos cuidados conceituais e técnicos, as intervenções arquitetônicas devem ser submetidas a órgãos públicos ligados à preservação do patrimônio histórico e cultural e os projetos de arquitetura comercial dependem de autorizações para serem executados, principalmente em imóveis tombados.

De maneira geral, as exigências de preservação de prédios históricos são mais restritas em relação à conservação das fachadas e das partes mais visíveis da estrutura. Em muitos casos, é possível preservar o exterior e modernizar o ambiente interno, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo em que o consumidor passa pela porta de um prédio do século 19 e entra em um ambiente tecnológico repleto de soluções omnichannel

Esse é o caso, por exemplo, da Renner Taquara, no Rio Grande do Sul. A loja foi instalada em um prédio histórico da região central da cidade gaúcha e manteve a charmosa fachada original. A construção, que já sediou órgãos municipais e outros comércios da cidade, hoje abriga uma loja circular da Renner, novo modelo padrão da varejista de moda, com inovações de sustentabilidade e tecnologia. 

Confira, a seguir, mais projetos de arquitetura comercial da VZ&CO em prédios históricos:

Renner Piazza Salton 

Transformar parte de uma antiga vinícola de 1910, citada pelo Patrimônio Histórico, em uma loja moderna e contemporânea. Esse era o desafio da VZ&CO para a criação da Renner Piazza Salton, em Bento Gonçalves. 

A antiga unidade industrial da Salton, uma das principais vinícolas da Serra Gaúcha, foi revitalizada  para receber um centro de compras no estilo open mall, um shopping a céu aberto, e a Renner é uma das âncoras do empreendimento. 

As fachadas externas e a chaminé da antiga fábrica foram mantidas no projeto do open mall. O interior foi transformado com técnicas construtivas de sustentabilidade como energia renovável, iluminação de LED, reaproveitamento da água da chuva, muros e telhados verdes.

Para a Renner Piazza Salton, o principal cuidado do projeto de arquitetura comercial da VZ&CO foi manter as características da edificação original – como o forro amadeirado do telhado e as paredes de tijolos aparentes — e, ao mesmo tempo, seguir os padrões de rollout da Renner. 

A identidade visual da marca foi aplicada no acesso à loja e na vitrine. Para respeitar a estrutura original do prédio, a solução foi criar uma fachada mais alta e permeável para potencializar o pé direito duplo, no mezanino, e a vista da praça interna do empreendimento. 

Os pilares e vigas metálicas da fachada também receberam umas das cores da marca Renner, o cinza escuro, para identificar a loja de forma sutil sem interferir na conexão visual com o restante do open mall.

Hotel Laghetto Viverone Moinhos 

Em um dos bairros mais arborizados de Porto Alegre, o Moinhos de Vento, um prédio histórico chama a atenção pela beleza e boa conservação. Construído em 1938, o imóvel foi restaurado e integrado ao projeto do Hotel Laghetto Viverone Moinhos, projetado pela VZ&CO. 

A antiga residência de uma família ítalo-brasileira se tornou a porta de entrada do hotel e se conecta a um novo edifício de apartamentos por meio de uma passarela de vidro, numa mistura harmônica entre passado e presente. 

Com estilo sóbrio e sofisticado, o casarão abriga a recepção, lobby, bar e restaurante do hotel. O ambiente mantém a memória do passado e conserva vitrais, molduras, pisos e revestimentos da construção original. 

O casarão foi inventariado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre e as intervenções projetadas pela VZ&CO atenderam às diretrizes do órgão, como a manutenção dos padrões de pintura e fachada para garantir o valor histórico do imóvel.

Renner Florida 

No coração de Buenos Aires, capital da Argentina, a VZ&CO recebeu o desafio de implementar uma Renner em um prédio histórico na Calle Florida. 

O local já funcionava como loja de departamentos, mas exigiu uma reforma total, com nova infraestrutura, substituição de seis escadas rolantes e outras alterações para otimizar a circulação e adequar o ambiente ao padrão Renner de encantar clientes. 

Com quase 5 mil metros quadrados, o espaço de vendas da Renner Florida é verticalizado, o que demandou soluções de arquitetura comercial para melhorar o fluxo e despertar o interesse do público em acessar os andares superiores. 

Do lado de fora, a bela fachada do edifício histórico foi preservada e houve apenas pequenas intervenções para caracterizar a identidade visual da Renner. Uma das soluções foi a aplicação de toldos às sacadas, trazendo o vermelho característico da marca de forma requintada e dentro dos critérios da legislação local. 

A fachada também foi valorizada com outras estratégias: em todos os pavimentos, as aberturas para a Calle Florida foram evidenciadas, garantindo iluminação natural para dentro da loja e conexão com o vibrante ambiente da rua peatonal. Além disso, as esquadrias antigas foram revitalizadas com a retirada de películas que dificultavam a visualização externa.

Diferenciais VZ&CO

Seja em um projeto de loja, rede hoteleira ou outro segmento comercial, a equipe da VZ&CO tem conhecimento técnico e experiência na transformação de prédios históricos com conservação do patrimônio histórico e modernização da estrutura necessária para a operação. 

Segundo Vera Zaffari, além do valor cultural da preservação desses imóveis, investir nesse tipo de projeto tem retorno direto para as marcas. 

“Em geral, prédios históricos estão em localizações muito privilegiadas, em pontos de alto tráfego de pedestres, garantindo um bom fluxo de pessoas na frente da loja, o que é super importante. Além disso, um prédio histórico sempre tem uma visibilidade maior e um carinho especial das pessoas da comunidade. Por mais que demandem benfeitorias e adaptações, investir em projetos comerciais em prédios históricos vale a pena”, pondera a arquiteta e CEO da VZ&CO. 

Sua empresa quer implantar um projeto comercial em um prédio histórico? Fale com a nossa equipe, entre em contato com a VZ&CO.

Compartilhe

Posts relacionados

Tendências de arquitetura comercial: o que a VZ&CO espera para 2024

Em 2024, a VZ&CO completa 25 anos de atuação na arquitetura…

Prêmio POPAI 2023: Ouro no Oscar do Varejo reconhece excelência do rollout da VZ&CO para a Renner Canela

  A VZ&CO encerra 2023 com chave de ouro, literalmente,…

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.