O BIM como método para projetos de arquitetura comercial
Com uma visão voltada para gestão e inovação em projetos, em 2014, implementamos o uso da metodologia BIM em nosso escritório por meio do software Autodesk Revit. A introdução do modelo trouxe impactos positivos na cultura de trabalho e também, rapidamente, os clientes começaram a reconhecer os benefícios do métodos ao se depararem com evidentes melhorias e resultados apresentados. Desde então, estamos a cada ano estudando e adotando a inserção de novos plugins e ferramentas que gravitam em torno dessa metodologia.
Além disso, somos especialistas em apoiar empresas com grande fluxo de projetos comerciais na transição para o BIM, melhorando a agilidade, execução e padronização dos seus processos de expansão. Entre essas organizações que já apoiamos estão as marcas Lojas Renner e Centauro.
Benefícios
Projeto com foco em resultado é um dos princípios da metodologia BIM. Com o apoio dessa tecnologia, percebemos inúmeras melhorias no processo projetual e no desempenho da execução. Utilizando o software Revit como ferramenta desse processo, é possível otimizar a gestão do tempo na execução de obras, ter maior controle de custos, eficiência no fornecimento de dados e precisão nas informações.
Novas possibilidades de colaboração e comunicação a distância entre diferentes disciplinas se tornam possíveis com o uso do BIM. O que, por consequência, reduz erros e aumenta a produtividade e a confiança na documentação final, entre outros tantos benefícios.
O uso do BIM já demonstrou que pode reduzir…
… de erros e omissões
em documentos.
… de retrabalhos.
… em custos de
construção.
… da duração
do projeto.
O uso do BIM possibilita:
… maior colaboração
e comunicação.
… a estimativa de custo
baseada em modelo.
… melhor visualização do
Projeto de Pré-Construção.
… coordenação aprimorada
e detecção de confrontos.
… redução de custos e
risco mitigado.
… maior produtividade e
confiabilidade.
O BIM é interdisciplinar e multifuncional
Um modelo BIM pode ajudar nos processos simples e complexos de um projeto. Alguns exemplos vão desde a visualização a partir de um modelo integrado em três dimensões até a gestão e manutenção do edifício construído. Adotar essa prática permite trabalhar de maneira interdisciplinar, atendendo até mesmo às demandas de custos, como de planejamento e sustentabilidade. A implantação dessas necessidades é gradual e depende também das particularidades de cada projeto e cliente.
As dimensões do BIM

Modelo em 3 dimensões

Visualização 3d
Detecção de conflitos entre displinas

Planejamento

Construção virtual
Sequência da construção

Controle de custo

Quantitativos de materiais
Estimativa de custo

Sustentabilidade

Análises de energia e consumo a partir do modelo

Gestão e manutenção

Modelo As built
Operação e manutenção das instalações
Rastreamento de dados da construção
Vinculação de manuais
Planos de manutenção e suporte técnico

Segurança

Inserção de dados de controle de segurança do trabalho na obra
Prevenção de riscos no processo construtivo e operacional
Ferramentas complementares
Com o aprimoramento do uso do BIM algumas ferramentas e plugins podem ser fundamentais na etapa de implementação para apoiar na resolução de problemas específicos e garantir a agilidade e precisão. Porém, tudo dependerá das demandas de cada cliente.
Nuvem de pontos
Os levantamentos têm ganhado enorme qualidade à medida que as máquinas assumem cada vez mais o que elas fazer de melhor: medir, documentar e calcular.
A nuvem de pontos tem permitido um ganho exponencial na precisão dos levantamentos das lojas e a tendência é que essa tecnologia se torne cada vez mais precisa, rápida e integrável ao processo de projeto.
Navisworks
O Navisworks é um software que permite prever falhas de compatibilização, realizar a gestão do projeto/obra com possibilidade de coordenação, integração, análise de custos e logística. A integração completa neste software permite mapear elementos que, anteriormente, só eram percebidos em obra. Se bem gerenciados, resultam em menor desperdício de material e de tempo na etapa da obra.
Dynamo
O Dynamo é um software complementar ao Revit e permite a automatização de tarefas, a verificação do modelo conforme padrão do cliente e a superação de limitações impostas pelo Revit. Ou seja, com ele é possível entregar resultados ainda mais confiáveis, com especial cuidado no gerenciamento, sendo entregues sempre dentro do prazo. É possível criar rotinas com demandas muito específicas de cada projeto.
Visualização 360º
A partir de um modelo BIM, concebido em três dimensões, é possível oferecer ao cliente uma visualização mais clara do projeto. Por meio dessas ferramentas de visualização é possível realizar um passeio virtual pelo projeto, proporcionando o melhor entendimento de todos. Abrindo discussões e melhorias nas etapas do projeto, a visualização tridimensional evita surpresas antes da aprovação final.