Lojas Renner | Aeroporto Salgado Filho
Localização
Porto Alegre / RS
Categoria
Arquitetura Comercial de Varejo
Ano
2019
Contexto do projeto:
Uma nova exploração do negócio. Como representar um padrão em um novo contexto? Esta foi a peça-chave para a consolidação do projeto de arquitetura comercial de varejo que daria origem a primeira loja da marca de vestuário Renner dentro de um aeroporto.
Para alcançar os resultados desejados, exploramos no detalhe quais eram as expectativas do cliente em relação à esse espaço. Após o entendimento, esse conceito se traduziu em uma reformulação do programa de necessidades padrão, layout interno e fechada até então utilizados pela rede.
O desafio
Um desafio importante foi lidar com uma área de loja menor que o usual. Essa mudança acarretou em uma redução das áreas de apoio, reserva de produtos e provadores.
Além disso, ainda foi proposto o desafio de criarmos um mezanino para atender essas áreas de apoio sem sobrecarregarmos a laje do empreendimento – que não suportaria uma carga gerada por um novo pavimento.
Soluções
Fachada com diversos pontos de acesso
Para traduzir a ideia de permeabilidade, que podemos ver claramente em aeroportos, onde há pouca ou quase nenhuma barreira entre a área da loja e a área de circulação, foi desenhada uma fachada com diversos pontos de acesso e uso de muito vidro. Assim, o acesso à loja foi facilitado – além de proporcionar uma visão completa do interior da loja para quem circula do lado de fora.
Complexidades técnicas
Pela impossibilidade da construção de um mezanino apoiado na laje do empreendimento, fez-se necessária a verificação da viabilidade de apoiar o mezanino da loja Renner nos próprios pilares existentes do aeroporto. Após a aprovação, foi projetado um mezanino com vigas altas apoiadas nos pilares mais próximos à loja.
A solução tornou o trabalho complexo exigindo adaptações em áreas com instalações pertencentes ao aeroporto, refazendo boa parte do forro da área de circulação existente em frente à loja.