Fechar

Supermercados: tendências europeias que vão conquistar o varejo brasileiro

4 de abril de 2023Tempo de leitura: 7 minutos

Foi-se o tempo em que supermercados eram ambientes monótonos e sem vida. Cada vez mais a arquitetura comercial para esse setor demanda soluções criativas, personalizadas, sustentáveis e que contribuam para boas experiências de compras. E, claro, tudo sem interferir na funcionalidade característica desse tipo de negócio.

Durante a participação da VZ&CO na EuroShop 2023, a principal feira de varejo do mundo, nossa CEO, Vera Zaffari, teve a oportunidade de integrar missões técnicas a importantes supermercados europeus. 

Duas visitas foram a unidades do grupo Edeka, maior rede cooperativista de supermercados da Alemanha, com mais de 10 mil pontos de venda. O design tem grande impacto sobre a experiência de compra e os alemães parecem saber bem disso. Com nosso olhar apurado para a arquitetura comercial, identificamos as principais tendências do varejo alimentar europeu. Confira:

1- Automação e Tecnologia 

Há uma crescente adoção de tecnologias no setor de supermercados, com ferramentas que prometem enormes benefícios, entre eles a redução dos tempos de espera para os clientes e maior eficiência da loja para os varejistas. Durante a Euroshop, conhecemos diversas soluções tecnológicas para o setor, como sistemas de autoatendimento, checkouts automáticos, lojas autônomas, robôs de limpeza e de reposição de estoque, entre outras. Essas tecnologias permitem maior eficiência e redução de custos operacionais.

Veja o vídeo

Lojas autônomas — a rotina de escanear o código de barras de cada produto ao passar pelo caixa do supermercado está com os dias contados.  A experiência de compra das lojas autônomas, ou parcialmente autônomas, está cada vez mais difundida pelo mundo. O novo formato de loja utiliza tecnologias encontradas em carros autônomos, como visão computacional, algoritmos de aprendizado de máquina e fusão de sensores, e permitem que os clientes entrem na loja, peguem o que querem, paguem e saiam. 

Grandes redes de supermercados europeias estão adotando essa inovação, no formato de lojas de conveniência com atendimento 24h, entre elas as marcas Aldi, Tesco, Edeka e Rewe.

Self-checkout — sistema em que o próprio cliente realiza a leitura e o pagamento dos produtos em um supermercado ou loja, sem a necessidade de um caixa ou atendente. Entre as vantagens desse modelo estão a redução de filas, maior autonomia para os clientes e menor custo para o varejista, com a redução de pessoal nos caixas. 

Nas lojas que visitamos durante nossa passagem pela Alemanha, os self-checkouts já são a maior parte dos caixas de finalização e pagamento de compras. No Brasil, este sistema está começando a ser implementado de forma tímida, mas o mercado sabe que essa é uma tendência para o futuro. Para se prepararem, os supermercadistas devem criar um processo de treinamento dos clientes e manter sempre um colaborador para atendimento, como fazem os bancos com os caixas eletrônicos.

2 – Experiência do cliente: 

Os supermercados estão cada vez mais focados em proporcionar uma boa experiência de compra para o cliente. Isso inclui desde a criação de um ambiente agradável e acolhedor, até a oferta de serviços diferenciados, como atendimento personalizado e programas de fidelidade.

Comunicação  — cada vez  mais orientados para o cliente, os supermercados têm usado análise de dados dos consumidores para personalizar ofertas e fazer recomendações de compras baseadas no histórico e preferências de cada um.

Os aplicativos móveis estão entre as ferramentas dos supermercados para se comunicar com seus clientes. Esses apps podem ser usados para enviar ofertas personalizadas, notificações de produtos em estoque e atualizações sobre compras, promoções e eventos.

Sinalização digital tendência crescente nos supermercados europeus, o uso de telas digitais viabiliza a exibição de ofertas e promoções, de indicações dos diferentes corredores da loja e informações sobre produtos.

Serviço de entrega e retirada — a pandemia de COVID-19 aumentou a demanda por serviços de entrega e retirada em supermercados e esta prática permaneceu pós pandemia. Para responder a essa tendência, os supermercados mantiveram opções de entrega em domicílio, retirada na loja e coleta em armários.

 

  

Programas de fidelidade — são uma forma eficaz de se comunicar com os clientes e incentivá-los a voltar à loja. Os supermercados oferecem programas de fidelidade que recompensam os clientes com ofertas exclusivas, descontos e brindes. Esses programas também permitem que os varejistas coletem informações valiosas sobre os hábitos de compra dos clientes e ofereçam ofertas personalizadas

Lojas menores — espaços de conveniência e supermercados menores estão se tornando mais populares na Europa. Esses formatos são mais convenientes para os clientes e oferecem uma experiência de compra mais personalizada, uma vez que estão focados numa vizinhança definida e levam em conta seus gostos e preferências.

3 – Conveniência

Outra grande tendência entre os supermercados na Europa é a oferta de espaços para restaurantes dentro das lojas. A estratégia não inclui apenas fast food e há lugares inclusive com restaurantes premiados. A tendência é relevante por várias razões:

Veja o vídeo

Atração de clientes: os restaurantes dentro dos supermercados podem atrair clientes que não haviam planejado fazer compras naquele dia, mas decidem fazê-las porque já estão no local.

Maior tempo de permanência: os restaurantes visam aumentar o tempo de permanência dos clientes na loja, incentivando-os a fazer mais compras.

Mais opções de refeições: os restaurantes dentro dos supermercados oferecem mais opções de refeições para os clientes, tornando a experiência de compras mais conveniente e agradável.

Aumento nas vendas: os restaurantes dentro dos supermercados aumentam as vendas dos produtos vendidos na loja, como alimentos frescos, bebidas e produtos de padaria.

Diferenciação: a presença dos restaurantes pode diferenciar um supermercado dos concorrentes, oferecendo uma experiência de compras única e conveniente.

Além disso, os restaurantes dentro dos supermercados também ajudam a aumentar a fidelidade do cliente, que se sentem mais inclinados a fazer compras no mesmo local devido à experiência positiva no restaurante.

4- Sustentabilidade

Os clientes estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas compras. Os supermercados europeus estão respondendo a essa tendência, cada vez mais preocupados com a sustentabilidade ambiental e social, e adotando práticas mais responsáveis, como a redução do uso de plástico, a oferta de produtos orgânicos, produtos ecológicos e diminuição do desperdício de alimentos. Outro foco é a redução das distâncias entre fornecedores e as lojas, priorizando o consumo local.

Alimentos saudáveis — há uma crescente demanda por alimentos saudáveis e orgânicos, e os supermercados europeus estão atentos a essa tendência. Eles estão ampliando a oferta de produtos saudáveis e criando áreas especiais, cada vez maiores, para eles.


O que você precisa saber sobre um dos melhores supermercados da Alemanha?

O Edeka Zurheide, em Düsseldorf, é uma loja premium e com muitos diferenciais que justificam sua notoriedade. Com uma área de 10 mil metros quadrados (m²) dividida em dois pavimentos, o ambiente é sofisticado e elegante, e lembra mais uma loja de departamento que um supermercado tradicional.

Com ampla variedade de produtos, de alimentos frescos a artigos importados de alta qualidade, a loja tem lugar de destaque para itens naturais e biológicos, com uma área exclusiva para frutas, verduras, carnes e lácteos orgânicos.

O supermercado oferece vários pontos de degustação em que os clientes podem provar alimentos e bebidas antes de comprá-los. Além disso, há uma área de experiência gastronômica, com várias opções de bares e restaurantes, entre eles um com uma estrela do renomado Guia Michelin.

Entre os diferenciais que tornaram o Edeka Zurheide uma referência no setor, também estão o alto preparo dos funcionários, que demonstram muito conhecimento sobre os produtos, e um serviço de entrega eficiente.

  

Já a unidade do Edeka da cidade de Essen é famosa pela alta qualidade, variedade e sofisticação. Trata-se de uma loja de 2,5 mil m², com projeto premiado no design de varejo alimentar. 

Com um espaçoso e atraente setor de alimentos frescos em destaque, a loja é um incentivo às compras por impulso. A oferta de produtos premium inclui hortifruti, flores, carnes, peixes e laticínios. A marca tem forte parceria com fornecedores locais para estimular a regionalização e a sustentabilidade circular. 

A comunicação com o cliente se dá por meio de painéis digitais estrategicamente colocados para a visualização de preços, promoções e outras informações.

MINERAÇÃO 

Com design marcado por elementos como vidro, cobre e concreto, o ambiente do Edeka Essen remete à cultura mineradora e siderúrgica da região, que até a década de 1960 abrigava uma importante mina de carvão alemã. 

As referências à mineração e aos altos-fornos siderúrgicos podem ser notadas nos balcões retos, no uso de perfis de metal pretos e nas janelas industriais com painéis cor de cobre. No geral, as cores escuras dominam o ambiente do supermercado, em contraste com o piso cinza claro. 

A inspiração industrial da região também está presente no conceito de iluminação do espaço, nas paredes de tijolos aparentes, em uma estrutura de oito metros de altura exposta no hall de entrada e no uso de grades pretas como divisórias, em um bom exemplo de identidade comercial conectada com a realidade local.


QUER SABER MAIS SOBRE AS TENDÊNCIAS DE ARQUITETURA DE VAREJO PARA SUPERMERCADOS?
Entre em contato conosco para conversar ou fazer um orçamento.


 

Compartilhe

Posts relacionados

Tendências de arquitetura comercial: o que a VZ&CO espera para 2024

Em 2024, a VZ&CO completa 25 anos de atuação na arquitetura…

Prêmio POPAI 2023: Ouro no Oscar do Varejo reconhece excelência do rollout da VZ&CO para a Renner Canela

  A VZ&CO encerra 2023 com chave de ouro, literalmente,…

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.