Fechar

Como a arquitetura comercial impacta na venda dos supermercados

17 de maio de 2023Tempo de leitura: 5 minutos

Quando o assunto é transformar os espaços físicos em um verdadeiro palco de experiências de compra para o consumidor, a arquitetura comercial é a principal aliada para fazer isso acontecer. Mais do que desenvolver um ambiente aconchegante e encantador, a arquitetura comercial tem um importante papel de trazer soluções inteligentes e estratégicas para melhorar o fluxo dentro de uma loja ou supermercado, garantindo a melhor forma de exposição dos produtos, que se dá não só por um visual merchandising bem planejado, mas também com uma iluminação adequada que garante a venda do produto, e gera a melhor experiência de compra ao cliente final.

O bom projeto de arquitetura vai pensar em atender todos os anseios do novo consumidor, oferecendo um ambiente funcional, com experiências de compras diferenciadas e omnichannel.

Ao desenvolver um projeto de loja comercial ou de supermercados, a VZ&CO unifica detalhes e tendências do mercado de varejo para oferecer a melhor experiência possível ao varejista e consumidor final. Tudo é pensado para projetar um ambiente único, capaz de transmitir toda a essência de uma marca e impulsionar as vendas dos produtos de forma inteligente e sustentável.

Layout e estrutura do supermercado

Quando o consumidor busca pelo espaço físico, ele também está buscando novas experiências de compras.  Por isso, o projeto de arquitetura comercial vai pensar em organizar todo o circuito das lojas e supermercados, desde a fachada até os mobiliários, para que o ambiente seja funcional e ofereça diferentes formas de consumo. 

O conceito de um projeto de lojas físicas é desenvolvido com base em um estudo prévio do público alvo, o layout será pensado conforme o que este público está buscando. Com isso, são distribuídas as gôndolas, os setores, formando um circuito de compras adequado à tipologia de loja. Dependendo da estratégia, esta loja terá corredores mais fluídos, com espaços mais amplos, ou então um layout mais funcional e prático com uma comunicação visual bem direcionada. Todas essas estratégias são adequadas ao formato de consumo do público alvo.

Iluminação e cores adequadas

O projeto de arquitetura comercial busca alinhar sempre a identidade da marca, por meio das cores, materialidades e conceitos da mesma. Nesse alinhamento, um fator super importante é a iluminação. Cada tipologia de loja terá uma iluminação adequada para melhorar e valorizar a exposição de um produto.

Para compor um padrão de iluminação adequado ao conceito da marca, são realizados estudos de iluminação que avaliam a cor da iluminação (se branca ou mais amarelada) conforme o tipo de produto que está sendo exposto. Além disso, é avaliado o tipo de iluminação, se direta ou indireta, que neste quesito sempre optamos por uma composição de ambas no caso de supermercados, pois a iluminação mais geral (indireta) garantirá uma iluminação como um todo no espaço (reduzindo áreas de sombra) e as iluminações pontuais (diretas) que garantirão a valorização do produto na prateleira.

A iluminação tem um papel importante em valorizar o conceito da marca, mas tudo precisa estar alinhado para que se consiga um bom resultado final.

Fachadas e cores dos acabamentos do supermercado

A fachada de uma loja física é um dos elementos mais importantes de um projeto. É ela que criará um convite ao público para entrar na loja. Um projeto de arquitetura comercial visa não só a estética de uma fachada, ele irá compor o conceito da marca, valorizando as cores e materialidades que traduzem este conceito, além de criar um elo de conexão entre o ambiente externo e interno. 

Projeto desenvolvido ao cliente Asun Supermercados

Buscamos através de vitrines, expor um pouco do que se irá experienciar internamente, com uma ideia de conceito único, onde as materialidades e cores internas e externas, fazem relação em compõem a identidade da marca. Outro fator é a posição das aberturas, elas são sempre estratégicas conforme o melhor fluxo externo.

Projetos de arquitetura comercial VZ&CO

Este ano, desenvolvemos diversos projetos de supermercados e lojas de proximidade para o varejo. Um deles foi a loja do Villa Mercato, localizado em Maringá (PR). Com o objetivo de lançar a primeira loja física da marca na região, o cliente nos procurou para projetarmos um espaço único, reunindo as principais tendências do mercado de varejo, e que conversasse com o aplicativo de compras digital da marca.

O resultado foi uma loja de proximidades que traduz e fortalece a experiência de compra do aplicativo, o qual tem como base uma espécie de centro logístico chamado de dark store, também projetado pela VZ&CO

Para Gabriel Boff, diretor do Villa Mercato, o planejamento arquitetônico da loja foi essencial para permitir o fluxo fluido da loja, além de auxiliar no aumento das vendas.

“A VZ&CO teve facilidade de captar o conceito da marca para colocá-lo em prática. O projeto de arquitetura comercial do nosso espaço foi bem detalhado e facilitou para a equipe de execução, responsável pela obra. A primeira loja já está funcionando e, agora, estamos no fim da segunda loja que será inaugurada em breve”, explica Gabriel. 

Padronização e rollout

Dentro da arquitetura comercial, existe uma solução inteligente para se aplicar em um processo de expansão da marca, unimos as soluções que estão dando certo em projeto, melhoramos e trazemos para o chamado rollout. Para marcas do varejo que visam um crescimento planejado, a melhor forma de garantir a cultura da marca é estruturar um processo de rollout, que consiste em técnicas de padronização de elementos já aprovados e testados, garantindo uma replicação com a mesma qualidade das lojas existentes. Essas técnicas padronizam a forma de expor produtos, cores da marca, materialidades, onde o cliente final consegue vivenciar a mesma experiência em qualquer loja da rede. Além da qualidade de experiência do cliente final, o varejista garante uma redução de custos de implantação onde as materialidades já são padronizadas e de fácil acesso, a mão de obra de execução consegue manter a padronização sem desperdícios e retrabalhos, e em caso de expansão em grande escala se garante até uma redução de custo na compra dos materiais, pois mantendo a padronização facilita na hora da compra e negociação

 


QUER SABER MAIS SOBRE AS TENDÊNCIAS DE ARQUITETURA DE VAREJO PARA SUPERMERCADOS?
Entre em contato conosco para conversar ou fazer um orçamento.


 

Compartilhe

Posts relacionados

Projetos comerciais em prédios históricos: como aliar funcionalidade e preservação

Preservar o patrimônio histórico é valorizar a cultura, a…

Maiores varejistas de moda do país apostam em experiência omnichannel

Mais de 53 milhões de brasileiros fazem compras online, segundo…

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.