Fechar

Você sabe como funciona um projeto de rollout na arquitetura?

21 de janeiro de 2022Tempo de leitura: 3 minutos

Está precisando expandir a sua rede de lojas físicas no varejo, mantendo a mesma qualidade e padrão, mas ainda não sabe como? Não se preocupe, pois existe uma solução arquitetônica inteligente que garante o crescimento do negócio com segurança, eficácia e ainda aumenta a competitividade dentro do mercado varejista! Trata-se do rollout — técnica utilizada na arquitetura para projetar layouts precisos e replicá-los em qualquer lugar do mundo.

Na prática, um bom projeto de rollout assegura a replicação dos valores, identidade e princípios de uma marca por meio da arquitetura de seus espaços físicos. Assim, sempre que o consumidor entrar numa loja de varejo — não importa que ela esteja no interior, em uma capital ou até mesmo em outro país —, ele reconhecerá aquele ambiente e terá uma experiência de compras muito mais agradável e afetiva.

Outra vantagem do rollout é o fato de ele ser adaptável. Sempre que identificamos alguma solução que esteja funcionando muito bem em uma loja  [tecnologias, equipamentos, instalações, revestimentos etc], é possível replicar as melhorias nos próximos projetos ou até mesmo em reformas.

Vale destacar: grandes marcas do varejo e clientes da VZ&CO, como a Renner, C&A, Lojas Americanas, Centauro, Decathlon, Via Laser e Boticário já aplicam o método em suas unidades físicas, em diferentes regiões, dentro e fora do Brasil. E eles fazem isso justamente por compreender a importância e os benefícios dessa solução arquitetônica.

AS VANTAGENS DO ROLLOUT NO VAREJO

Dentro do mercado, o rollout apoia a expansão segura e prática de uma rede. Por meio dos layouts padronizados e um sistema de gestão de qualidade, a implementação do modelo costuma ser econômica e assertiva. 

Por manter a padronização e identificar melhorias para serem replicadas, o rollout de arquitetura agiliza etapas, antecipa tendências e se sobressai frente à concorrência, pois a tecnologia amplia a competitividade. 

ETAPAS E METODOLOGIA APLICADAS NA VZ&CO

Nosso escritório se especializou em projetos de rollout para oferecer sempre as melhores soluções arquitetônicas para os varejistas. A cada novo projeto, implementamos melhorias para serem estendidas a toda rede. 

Utilizando o BIM, construímos digitalmente a representação da construção com dados e análises de possíveis interferências. A técnica permite o desenvolvimento simultâneo de um maior número de projetos.

Na prática, nossos projetos de rollout seguem três etapas:

Pesquisa – fase inicial de qualquer projeto. Aqui, nossos arquitetos entendem os processos, desejos e padrões dos clientes. Essa etapa é essencial para que consigamos deixar claro a essência da marca na criação do layout arquitetônico, garantindo que todos os novos estabelecimentos físicos sejam coerentes à padronização.

Estratégia – Depois de compreender os processos, criamos a estratégia de desenvolvimento para ser estruturado ao BIM. Para cada cliente, desenvolvemos templates exclusivos, reunindo todos os dados coletados para garantir que o processo seja ágil e assertivo, com a certeza de padronização em todas as unidades físicas da rede.

Criação do projeto em BIM – O projeto é desenvolvido no Revit, adaptando estratégias e soluções às lojas. Aqui, unimos tudo para garantir a funcionalidade de todos os projetos complementares e priorizamos o fluxo contínuo de melhorias para gerar, em cada projeto, insumos para aprimorar todas as etapas.

Compartilhe

Posts relacionados

Maiores varejistas de moda do país apostam em experiência omnichannel

Mais de 53 milhões de brasileiros fazem compras online, segundo…

Renner Canela: Omnicanalidade e design circular a uma quadra da Catedral de Pedra

  A rua da famosa Catedral de Pedra, em Canela (RS),…

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.