Congresso internacional de data centers

16 de outubro de 2012Tempo de leitura: 2 minutos

Evento do segmento de data centers aponta consumo de energia e o projeto de arquitetura modular como principais desafios ao setor

A responsável pelos projetos da Enia no Brasil, arquiteta Graciela Zaffari, retorna da última edição anual do congresso internacional Datacenter Dynamics Converged. O evento aconteceu nos dois primeiros dias de outubro, em São Paulo, e reuniu os principais representantes do segmento. Soluções em energia elétrica para os centros de dados e projetos versáteis que se adaptem às inovações tecnológicas ao longo do tempo foram os maiores desafios observados pelos participantes.

Graciela explica que o uso de energia elétrica nos projetos de data centers costuma ser um problema para o setor. “O custo com a energia convencionalmente fica em torno de 40% do valor das operações”, lembra. Soluções para a otimização do consumo, especialmente no Brasil, aonde o custo final desse serviço é elevado em relação a outros países, deve ser prioritários na arquitetura do empreendimento.

“A Enia, com todo o seu conhecimento técnico, conseguiu desenvolver data centers com reduzida consumação energética (PUE – Power Usage Effectiveness entre 1,1 e 1,3).  Isso  é o que concretiza se o data center é energeticamente eficiente ou não”, comenta a arquiteta.

Outra premissa na arquitetura de data centers é a modularidade. De acordo com a profissional, a tecnologia que avança em alta velocidade exige edificações que se adaptem e evoluem conforme as demandas do setor de TI.

O desafio do setor é pensar em data certers de grande porte com tecnologias duradouras, mas que precisam ser pensados para mudar. De acordo com os palestrantes do Datacenter Dynamics Converged, isso é viável pela busca de soluções criativas. “O mercado é inovador e possui ferramentas que otimizam espaços e consumo”, completa.

Durante o evento, Graciela Zaffari apresentou a Enia a empresários. A empresa francesa  chegou no Brasil no último mês pela parceria com a brasileira VZA | Vera Zaffari Arquitetura, também especializada em empreendimentos corporativos.

Compartilhe

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.

Arquitetura para Supermercados: Rollout como tecnologia para expansão de redes

As tendências de consumo são reflexos da situação econômica…

Design for Disassembly: Para construir o futuro é preciso desconstruir

É isso mesmo que você leu: as construções do futuro serão…