Fechar

Franquias: 4 tendências para o setor apresentadas na ABF Franchising Expo 2023

12 de julho de 2023Tempo de leitura: 4 minutos

A maior feira de franquias do mundo mais uma vez mostrou a importância e relevância do setor para o varejo e para a economia brasileira como um todo. Com 400 marcas expositoras e 61 mil visitantes, a ABF Franchising Expo 2023, realizada no fim de junho, também revelou um panorama das principais tendências para esse modelo de negócio.

Sempre atenta ao mercado e em como conectar as novidades do varejo a soluções de arquitetura comercial, a CEO da VZ&CO, Vera Zaffari, esteve na ABF Franchising Expo 2023 para conhecer marcas, visitar stands e estar por dentro das novidades do setor.

 

O Brasil é um país muito empreendedor. Me chamou muito a atenção a força do varejo, a quantidade de pessoas interessadas em entrar nesse mercado. Há muitas soluções inovadoras e muita diversidade, de marcas populares a sofisticadas, e de setores que vão de alimentação a semijoias e serviços como cursos de idiomas”, relata Vera Zaffari.

 

No primeiro trimestre de 2023, o setor de franquias faturou R$ 50,8 bilhões, um crescimento de 17,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para acompanhar esse ritmo, as soluções de arquitetura comercial para franquias também devem ser ágeis para viabilizar a expansão rápida e com manutenção do padrão das marcas.

Pelos corredores lotados do Expo Center Norte, com filas em stands mais concorridos, alguns deles com presença de celebridades e influencers para divulgar as franquias, encontramos inovações que devem ganhar força e aparecer em breve nas lojas franqueadas.

“A feira é uma plataforma importante para o lançamento de novas marcas e conceitos, bem como para a expansão de franquias já estabelecidas. Ela contribui para o crescimento do setor, impulsiona a economia e gera oportunidades de negócios para empreendedores de diferentes perfis”, pondera a CEO da  VZ&CO.

Veja a curadoria de tendências para o mercado de franquias pelo olhar de Vera Zaffari na ABF Franchising Expo 2023:

 

1. Microfranquias

Franquias com um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais são uma tendência em ascensão no setor, tanto que tiveram um espaço exclusivo na ABF Expo, com 30 marcas dedicadas especialmente a esse modelo de negócio. Um dos fatores para a redução do custo é o espaço físico, que em muitos casos não é uma loja, mas estruturas alternativas como quiosques, e algumas até mesmo inusitadas, como contêineres ou caminhonetes adaptadas para funcionar como bares em eventos. O formato compacto permite a instalação das marcas em ambientes como condomínios, shoppings e dentro de outras lojas maiores, como supermercados, no modelo conhecido como Store in Store.

 

2.Novos formatos

Modelos inovadores de lojas também têm ganhado espaço no mercado de franquias. Uma das grandes tendências são os minimercados autônomos, instalados em condomínios residenciais ou prédios comerciais, em que o consumidor escolhe os produtos nas gôndolas e paga em terminais de autoatendimento, sem necessidade de ajuda de funcionários. Nesse tipo de negócio, um bom layout tem papel fundamental para adaptar a loja a diferentes ambientes e facilitar a experiência de compra. O formato é a aposta de pequenas marcas, mas também de nomes consolidados do varejo, como o Carrefour, que lançou durante a feira novos formatos de franquias, entre elas lojas residenciais 100% autônomas e lojas in company, implantadas em conjuntos empresariais.

 

3.Integração digital 

Os anos de pandemia mudaram a relação dos brasileiros com o consumo e o comércio eletrônico registrou crescimento significativo no período. A volta à presencialidade exigiu que as lojas tradicionais passassem a integrar a experiência digital ao ambiente físico para uma experiência de compra omnichannel. A tendência também chegou ao mercado de franquias e as marcas estão adaptando o modelo de negócio para integrar os canais de venda, com o desafio de manter a padronização e não tirar clientes das lojas físicas dos franqueados. A presença de layouts inovadores e ferramentas digitais nos stands da ABF Expo mostra que investir nesses elementos pode tornar a experiência na loja física mais atrativa.

4.Marcas estreantes 

Um terço dos expositores na ABF Franchising Expo 2023 eram marcas estreantes. Apesar de novas no mercado, muitas marcas já são criadas com foco no modelo de negócio franquia e estruturadas para facilitar a replicação das lojas. Entre as estreantes, marcas de alimentação, moda, serviços e delivery, representando bem a diversidade do setor. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, 26% das marcas presentes na ABF Expo 2023 eram de alimentação, seguidas da área de saúde, beleza e bem-estar (15%), serviços e outros negócios (12%) e moda (11%).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique e assista ao vídeo

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Posts relacionados

Tendências de arquitetura comercial: o que a VZ&CO espera para 2024

Em 2024, a VZ&CO completa 25 anos de atuação na arquitetura…

Prêmio POPAI 2023: Ouro no Oscar do Varejo reconhece excelência do rollout da VZ&CO para a Renner Canela

  A VZ&CO encerra 2023 com chave de ouro, literalmente,…

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.