POWER SHOPPING LUZES DO VALE

18 de junho de 2013Tempo de leitura: 5 minutos

CLIENTE: CONSTRUTORA BRASÍLIA GUAÍBA

fachada9

brasiliaguaibaO Power Shopping Luzes do Vale, em São Leopoldo, está sendo projetado pela VZA | Vera Zaffari Arquitetura para a Construtora Brasília Guaíba. As obras previstas visam criar um espaço atrativo para a cidade. O empreendimento terá duas edificações, o Power Center e o Shopping, com acessos independentes, porém integrando naturalmente o público aos espaços comerciais.

fachada

 

fachada8conceito

Humanização é a palavra que rege a conceituação do projeto arquitetônico do Power Shopping Luzes do Vale. No shopping, o público deverá sentir conforto e aconchego em um ambiente natural com muita luminosidade, natureza, transparência e descoberta de sensações. O público deverá sentir-se pertencente ao espaço.

Mais que diversão e lazer para a família, o empreendimento promete estar em uma nova categoria de shopping, pioneira no Rio Grande do Sul: além de um shopping convencional estará acoplado um power center de serviços que potencializá o empreendimento. Fortemente completo e próximo ao consumidor, inovador, será um shopping power de serviços.

As aspirações do público do Vale dos Sinos foram estudadas para este projeto e serão atendidas ao proporcionar áreas de convívio e confraternização. Será um local para passar o dia com a experiência de compra em lojas de rua, com conforto e estacionamento que soma prazer e segurança.

fachada7

A disposição das lojas lembrará um bairro de cidade pequena, onde os ambientes de compra e consumo estão juntos às calçadas e carros. Essa característica, de rua, proporcionará descontração e experiências diversas ao público.

fachada4
fachada5

 

fachada6

 

projeto

O empreendimento prevê alto potencial de acessibilidade para atender o público consumidor que circula entre São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia e Canoas.

O terreno está dividido em duas áreas que, juntas, vão compor o Power Shopping Luzes do Vale. Em uma das edificações estará o shopping com salas de cinema e, na outra, o centro comercial aberto (Power Center) com praça de alimentação.

O projeto arquitetônico do shopping compreende 394 lojas, 363 lojas satélites modulares, quatro lojas âncoras, salas de cinema e 850 vagas de estacionamento.

O Power Center terá 36 lojas, sendo duas âncoras, 475 vagas de estacionamento e praça de alimentação.

 

sustentabilidade

fachada11

O sistema de ar condicionado que reaproveita a água gelada para potencializar com economia a climatização dos ambientes do shopping é o destaque da arquitetura sustentável projetada para este empreendimento. A eficiência energética dos equipamentos utilizados ocorre pela condensação de água e unidades refreadoras de alto rendimento com inversores de frequência, que utiliza gás refrigerante R-134a não agressivo para a camada de ozônio.

O Cool Lite, também importante, é o vidro de controle solar líder de vendas no Brasil. Ele foi incorporado ao projeto dos zenitais por reduzir em até 80% a entrada de calor nos ambientes.

Não pára. Outros elementos foram trabalhados para o aproveitamento da chuva à irrigação, geradores com funcionamento em horário de ponta onde o custo da energia é elevado, isolamento térmico, permeabilidade do solo no estacionamento aberto, preservação das arvores nativas pelo replantio, aproveitamento da luz natural, integração e setorização dos sistemas de energia, eficiência e longa vida útil das lâmpadas.

 

localizacao

São Leopoldo é uma das mais importantes cidades do Brasil por ter sido porta de entrada de imigrantes alemães. O avanço da cidade deixou uma lacuna em referência de infraestrutura local para comércio e lazer.

Para tanto, o empreendimento requer espaços criativos e de referência para a cidade, requer cultura tendendo a aquecer o mercado em uma perspectiva de progresso sócio-econômico.

O shopping São Leopoldo deve atrair o público dos municípios do entorno e que transitam da Serra ou do Planalto para a Capital gaúcha via Rodovias BR-116 e RS-240.

Os terrenos para a implantação do shopping estão estrategicamente posicionados para atrair o público. Localizados na Zona Norte de São Leopoldo (RS) na divisa com o município de Novo Hamburgo, na intersecção da Avenida do Contorno e Rua Emílio Muller, a área apresenta fácil acesso, distante a 700 metros da estação do metrô.

localizacao

 

numeros

fachada9Shopping

– 20.853,24 m² de ABL
– 394 Lojas
– 363 Lojas satélites modulares
– 04 Lojas âncoras
– 08 Mega lojas
– Cinema com 04 ou 05 salas
– 850 Vagas de estacionamento
– 15 unidades na praça de alimentação
– 57.269,61 m² de área construída

 

fachada7Power Center

– 19.421,25 m² de ABL
– 36 Lojas, sendo 02 Lojas âncoras
– 475 Vagas de estacionamento
– Praça de alimentação
– 22.824,84 m² de área construída

 

Compartilhe

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.

Arquitetura para Supermercados: Rollout como tecnologia para expansão de redes

As tendências de consumo são reflexos da situação econômica…

Design for Disassembly: Para construir o futuro é preciso desconstruir

É isso mesmo que você leu: as construções do futuro serão…