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Renner Canela: Omnicanalidade e design circular a uma quadra da Catedral de Pedra

11 de outubro de 2023Tempo de leitura: 4 minutos

 

A rua da famosa Catedral de Pedra, em Canela (RS), ganhou mais um ponto de referência: uma nova Lojas Renner. A uma quadra da igreja, a loja tem projeto de arquitetura comercial desenvolvido pela VZ&CO para se integrar perfeitamente ao centro histórico da cidade gaúcha.

Localizada na Rua Felisberto Soares, conhecida por abrigar charmosas lojas de artesanato, restaurantes e cafeterias em construções com arquitetura tradicional da Serra Gaúcha, a Renner Canela combina com a paisagem ao mesmo tempo em que se destaca pela inovação e contemporaneidade dentro e fora da loja.

Essa simbiose foi viabilizada por um projeto de arquitetura comercial que adaptou a linguagem padrão da Renner –  reconhecida de Norte a Sul do país – ao contexto arquitetônico local, de inspiração europeia.

 

Utilizamos cores que estão em harmonia com a linguagem padrão do cliente e a arquitetônica europeia, como tons de branco, bege e cinza. Além dos materiais padrão da Renner, que são o ACM [alumínio composto] cinza e vermelho, procuramos trazer materiais atuais que se adaptassem ao contexto e ao padrão, como o aço corten no totem em frente à loja”, explica a arquiteta Caroline Malaggi, sócia e gerente de projetos da VZ&CO.

 

 

O resultado é uma loja em que o consumidor identifica imediatamente a marca Renner, mas que se adequa à identidade visual da região. Grandes fachadas de vidro com esquadrias metálicas garantem o toque de contemporaneidade e antecipam as inovações que os clientes encontram dentro da loja.

 

MODA SUSTENTÁVEL 

A Renner Canela é uma loja circular, seguindo o padrão de sustentabilidade da varejista de moda adotado para reformas e novas unidades. Baseado no conceito de economia circular, a loja de Canela tem elementos que levam em conta a redução de impacto ambiental em todos os aspectos. A preocupação com a sustentabilidade começou no projeto, com a escolha de materiais reciclados, recicláveis e de maior durabilidade. A arquitetura comercial da loja também considerou a redução do consumo de água e energia e da emissão de dióxido de carbono (CO²), gás que agrava o efeito estufa.

 

Incorporamos os valores de loja circular da marca em todo o processo de rollout, desde a seleção de materiais e fornecedores até a implementação de práticas de construção e operação ecologicamente corretas, com sustentabilidade”, explica Caroline Malaggi.

 

A fachada de vidro cumpre um papel fundamental para o design da loja circular, possibilitando a entrada de luz natural no interior do local. Os móveis e manequins também são sustentáveis, com menor quantidade de materiais utilizados, menos peso, e design modular para otimizar a utilização das peças.

Pelo amplo salão de vendas de 1.106 metros quadrados (m²) em dois andares, se destacam espaços verdes com plantas e outros elementos naturais para integrar o ambiente à natureza e proporcionar bem-estar, técnica conhecida como biofilia na arquitetura comercial.

Espalhados pela área de vendas, displays informativos mostram as ações de economia circular adotadas pela Renner, como um programa de logística reversa, parcerias com brechó online e aplicativo de costura. Também estão disponíveis outras iniciativas de sustentabilidade, como coletores do programa EcoEstilo, em que os consumidores podem depositar roupas usadas, embalagens e outros itens para reciclagem. Os produtos do selo Re Moda Responsável, produzidos com menor impacto ambiental, têm lugar de destaque na loja circular.

 

EXPERIÊNCIA DIGITAL 

Além das inovações sustentáveis, a Renner Canela também está na vanguarda da experiência de compra omnichannel, com a integração entre a operação física e os canais digitais da marca.

O projeto de rollout da VZ&CO foi desenvolvido para promover uma jornada de compra em que o consumidor possa combinar a experiência na loja física à conveniência dos canais digitais, seja site, app ou Whatsapp da Renner.

Painéis de LED e placas informativas com QR Codes conectam os consumidores ao universo digital da marca e tornam a experiência na loja mais dinâmica e interativa.

Além dos caixas de atendimento convencionais, as compras podem ser finalizadas em qualquer ponto da loja por meio da tecnologia de venda móvel, em totens de self-checkout intuitivos e até mesmo direto do provador, por meio do app da Renner.

A área de provadores da Renner Canela também inclui o setor de Click and Collect, em que o consumidor retira na loja física compras feitas online sem precisar recorrer a um colaborador.

Inaugurada em agosto de 2023, a Renner Canela é um dos 160 projetos de arquitetura comercial desenvolvidos desde 2010 pela VZ&CO para a maior rede de varejo de moda do país.

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