EMPRESAS PREOCUPADAS COM O MEIO AMBIENTE

3 de maio de 2012Tempo de leitura: 2 minutos

Consumidores cada vez mais conscientes ambientalmente exigem uma mudança de postura. O impacto disso: empresas passaram a acrescentar ações sustentáveis em seus projetos. Mais do que mostrar preocupação com o meio ambiente, a iniciativa tornou-se um diferencial competitivo, que gera economia e agrega valor à marca.

Muitas empresas brasileiras já notaram as mudanças e começaram a desenvolver ações sustentáveis. No Brasil, mais de seis mil estão certificados com Norma ISO 14001, um selo dado às empresas que praticam ações que priorizam a qualidade ambiental nas organizações.

Um bom exemplo de empresa que usa a sustentabilidade como estratégia é o Walmart. Ao reposicionar-se, a marca agregou a sua proposta de “preço baixo todo dia” elementos emocionais, reduzindo a rejeição à empresa. A companhia investe cada vez mais em unidades ecos-sustentáveis através do uso de soluções que reduzam o impacto ambiental do início da obra à operação diária da loja.

Para inserir-se no mundo da sustentabilidade, a empresa deve agir e não só falar que se preocupa com o meio ambiente, pois o consumidor tem cada vez mais acesso as informações de uma organização. Assim, ele percebe mais rápido quando um discurso é apenas estratégia de marketing. E o que era um ponto a favor, passa a contar negativamente para a empresa.

As previsões indicam que, no futuro, todas as lojas serão verdes. O aprendizado e a disseminação de boas práticas tornarão as questões ambientais, trabalhistas e a relação com todas as partes interessadas um fato comum entre as empresas de varejo. Mais do que investir, é preciso comprometer-se com essa nova realidade. 

Compartilhe

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.

A Urgência da Transformação Digital na Construção Civil

A transformação digital nas empresas da construção civil…

Open Mall: a conveniência dos centros comerciais de proximidade

A tendência mundial dos Open Malls, que está recriando os…