Brasil e mercado

6 de fevereiro de 2013Tempo de leitura: 2 minutos

Cenário está para investimentos estrangeiros

Arquitetura integra os principais setores beneficiados

Vera Zaffari*

O Brasil tem grande potencial demográfico, população jovem, auto-suficiência em água, petróleo e pessoas talentosas. Ainda, o país apresenta uma economia aquecida, visibilidade especial à Copa do Mundo e Olimpíadas, cenário repleto de oportunidades que chama a atenção de investidores internacionais e beneficiam todos os setores do mercado que souberem desfrutar do momento.

Empresas internacionais dos mais variados segmentos estão concorrendo no Brasil. Essa oportunidade, além de atrair clientes aos escritórios de serviços, como o da VZA | Vera Zaffari Arquitetura, atrai ótimos parceiros de operação. Para as empresas que têm a meta de expandir negócios pelo mundo afora, o cenário é ideal, inclusive, para a arquitetura.

É o que faz a VZA com a parceira francesa Enia. Responsável por grandes projetos internacionais de data centers, arquitetura efêmera, aeroviária, entre tantos outros, a empresa tem no momento como foco o Brasil. E com eles, trocamos expertises de mercado e agregamos valor aos negócios realizados pelos dois lados. Aprendemos tecnologia de lá e assessoramos negócios daqui.

O Brasil tem uma das menores dividas per capita do mundo, apresenta baixo risco de inflação… Por tudo isso, atrai investidores estrangeiros que, embora concentrados em São Paulo e Rio de Janeiro, desencadeiam oportunidades a todas as regiões brasileiras.

Comprar um apto em Miami, dizem os especialistas do setor imobiliário, já é 70% mais barato do que nos mercados paulista e carioca. E os próximos dois anos serão ainda mais promissores. Em uma década estaremos vivendo em economia social distante da que estamos hoje, sem dúvida, mais evoluída. Bom saber que o mercado de arquitetura inevitavelmente evoluirá junto.

*Vera Zaffari, diretora da VZA | Vera Zaffari Arquitetura

Compartilhe

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.

Arquitetura para Supermercados: Rollout como tecnologia para expansão de redes

As tendências de consumo são reflexos da situação econômica…

Design for Disassembly: Para construir o futuro é preciso desconstruir

É isso mesmo que você leu: as construções do futuro serão…