Centro de Distribuição Himalaia

24 de agosto de 2012Tempo de leitura: 3 minutos

CLIENTE: CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO HIMALAIA

Até o final de 2012, o novo Centro de Distribuição da empresa Himalaia ganhará licença para iniciar as obras em Eldorado do Sul (RS), para uma área construída de 9.300,00m² e capacidade para operar com mais de 200 colaboradores. O projeto é da VZA – Vera Zaffari Arquitetura e, entre os seus diferenciais, está uma lista de quesitos sustentáveis.

A necessidade do cliente neste empreendimento foi ampliar as operações do seu negócio visando atender as demandas do mercado. Também, realocar toda a infraestrutura que envolve as atividades do centro de distribuição com uma necessidade de investimento otimizada.

O projeto CD Himalaia foi concebido buscando atender todas as exigências operacionais do cliente, que utilizou toda a expertise técnica e conhecimento em centros de distribuição da VZA para atingir o melhor custo do empreendimento e a melhor eficiência na viabilização da execução da obra.

A VZA participou desde a concepção, projeto e orçamentação da obra, garantindo o cumprimento de todas as demandas e prazos.

O projeto inclui um prédio administrativo, um armazém, um restaurante para atendimento de público interno e externo, além de todas as áreas técnicas e de apoio necessárias ao funcionamento de um centro de distribuição.

A edificação em tons de branco, vermelho e azul atendem o conceito da marca. Predominantemente horizontal, contempla um amplo estacionamento para veículos. Ainda, as 26 docas atendem todo o fluxo de recebimento e expedição, com espaço para a manobra das carretas e fácil acessibilidade à rodovia.

Quatro vezes maior do que a infraestrutura já utilizada, a nova sede do CD Himalaia acompanha um padrão moderno em nível tecnológico. O empreendimento permitirá, ainda, uma ampliação no quadro de funcionários, mais que dobrando a equipe de colaboradores.

 

A arquitetura que visa a economia de recursos naturais aparece no Centro de Distribuição da Himalaia pelo fechamento do prédio com materiais mais eficientes e isolantes, que minimiza a carga térmica do ar condicionado e reduz o consumo de energia. As dependências são cobertas com isolante térmico e serão utilizadas lâmpadas sustentáveis, bem como iluminação natural possibilitando menor consumo de energia.

Ainda, a tecnologia moderna ao do empreendimento viabiliza o uso de gerador em horário de ponta, com economia mensal de 20%. Aeradores nas torneiras, mictórios e torneiras com temporizador e bacias sanitárias com acionamento duplo e estão dispostos no projeto para resultar em uma economia de água de 49%. Ainda, o reaproveitamento do calor excedente do ar condicionado é previsto para aquecer a água do chuveiros dos funcionários.

O case CD Himalaia é referência em sustentabilidade e está sendo apresentado a outros clientes do mercado corporativo, incluindo shoppings, hotéis e varejo, como modelo de sustentabilidade, economia e prospecção de marca.

 

Localização: Eldorado do Sul – RS
Ano: 2012, em projeto
Área construída: 9.228,30 m²
Área de estoque: 6.468,15 m²
Pavimentos: 2
Número de docas (expedição e recebimento): 26

Compartilhe

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.

A Urgência da Transformação Digital na Construção Civil

A transformação digital nas empresas da construção civil…

Open Mall: a conveniência dos centros comerciais de proximidade

A tendência mundial dos Open Malls, que está recriando os…