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Qual a diferença entre a praça de alimentação e um food hall?

14 de setembro de 2022Tempo de leitura: 3 minutos

Investir em soluções práticas para oferecer experiência única ao consumidor é o que transforma o varejo. E uma delas tem ganhado força pelo mundo: o food hall — seção de lojas para ofertar diversas vivências gastronômicas. Diferente das praças de alimentação, com mesas, cadeiras e opções de comidas ágeis (fast-food), o food hall apresenta uma nova proposta de ambiente aberto e totalmente moderno, com restaurantes variados escolhidos através de uma curadoria especializada , e um espaço que funciona além do básico de ser só um lugar comum para alimentação rápida. Ele une, em um único local, lazer às principais necessidades do novo consumidor.

Com origem inglesa, o conceito se destacou no varejo dos Estados Unidos e, agora, tem criado raízes por diversos países por revolucionar a tradicional praça de alimentação. No Brasil, o modelo está conquistando o público, principalmente no Sul, onde lojistas e varejistas estão ampliando o negócio em diferentes modelos, tanto em shoppings quanto em espaços a céu aberto. Tudo isso para alavancar a experiência do consumidor, oferecendo qualidade e um ótimo lugar para aproveitar o tempo.

Na arquitetura comercial, o food hall tem feito sucesso nos projetos de shoppings. Por ser uma solução que promete transformar a experiências desses complexos, o modelo também funciona como uma âncora para potencializar a funcionalidade e o fluxo dos espaços. Como? Além de desenvolver um ambiente aconchegante,  o food hall de shopping também está apto para atuar como um ponto multiuso, capaz de receber grandes eventos, incluindo shows musicais e até mesmo um coworking

Quando um shopping desenvolve um ambiente assim, fugindo da tradicional praça de alimentação, ele ganha espaço para oferecer não só serviço, mas experiência diferenciada que pode ser usada estrategicamente para ser um lead de atração de clientes. Porque é isso o que o novo consumidor espera: um shopping que funcione como um centro de entretenimento e lazer.

AS VANTAGENS DO FOOD HALL DE SHOPPING 

A tendência do food hall não é por acaso. Com a correria do dia a dia, os avanços do varejo e a ânsia do “novo”, o modelo atende qualquer tipo de público e negócio. Por meio da sua arquitetura, que preza por um ambiente mais amplo e moderno, o segmento aproveita a experiência gastronômica para dar possibilidades aos consumidores. O espaço será todo pensado para acomodar restaurantes locais, que vão oferecer variedades de alimentação, além de fomentar cursos e shows aos visitantes para aumentar o fluxo do complexo. 

Além dos restaurantes locais, focados na gastronomia da região e valorização dos produtos, toda a área é desenvolvida para funcionar como um ponto de encontro. Ou seja, terá espaço para se divertir em família, com os amigos, para fugir um pouco da rotina de escritório de trabalho e muito mais. 

Outro ponto importante é a ambientação. Por se tratar de um lugar para dar mais comodidade, o projeto de arquitetura de um food hall é planejado para dar conforto e comodidade aos consumidores. Como é o caso do Eataly Milão, na Itália. 

Fonte de inspiração de food hall para a VZ&CO, a operação iniciou em 2004 e hoje está presente em diversas cidades do mundo. É um verdadeiro templo de comida italiana, que ressalta a cultura de feiras de rua para dentro da loja. Distribuído em três pavimentos, o complexo recebe concertos, mostras e ainda possui um calendário de eventos e workshop. 

PREOCUPAÇÃO COM A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR 

Não é que as praças de alimentação vão desaparecer. Mas com a mudança do comportamento dos consumidores, principalmente após a pandemia do Covid-19, eles estarão atentos a procurarem lugares de convivência, animados e prontos para atender suas necessidades. É por isso que a tendência do food hall tem sido uma solução utilizada em várias cidades do mundo.

O projeto de food hall, além da estética arquitetônica, vai se preocupar em desenvolver um espaço de experiência positiva ao cliente. Um lugar pensado para as pessoas conviverem, se encontrarem, comemorarem e se divertirem. 

PROJETOS VZ&CO 

Atento a essa nova tendência do varejo, nosso escritório está trabalhando no desenvolvimento de um food hall para oferecer bem-estar e entretenimento. Em parceria com o Shopping Lajeado, por exemplo, no Rio Grande do Sul, estamos implementando esse modelo no retrofit do shopping para possibilitar experiências diferenciadas para quem visitar o espaço.

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