Proporcione Experiências em Lojas de Varejo através da Tecnologia

5 de fevereiro de 2021Tempo de leitura: 5 minutos

Gerar experiências memoráveis, hoje, é a base do consumo para qualquer empreendedor de varejo. A Vera Zaffari & Co tem como um dos seus clientes a rede de lojas Centauro, que se tornou referência no varejo nacional no uso de tecnologias dentro da loja física para aumentar a experiência do cliente, incentivá-lo a sair de casa para conhecer seus produtos, oferecer a melhor escolha e é um exemplo de empresa que conecta a comunidade do esporte a produtos, serviços e experiências.

Nesse cenário, a tecnologia entra como aliado para auxiliar os pontos de vendas a se tornarem mais atrativos na busca pela satisfação, da experiência de compra perfeita para o cliente.

Inteligência Artificial em lojas de varejo

Como a tecnologia aplicada no ponto de venda físico pode aumentar o nível de experiência do consumidor

Nos provadores de suas lojas modelo G5, a Centauro trouxe como diferencial tecnológico telas touch interativas que ajudam o cliente a escolher artigos de vestuários a partir do escaneamento do código de barras, visualizar os tamanhos disponíveis, cores diferentes do produto que está experimentando, receber recomendações de itens similares e ainda, sem sair da cabine, solicitar que um dos atendentes da loja traga o produto até ele. Caso queira comprar, a tecnologia integrada da loja, permite que o cliente efetive o pagamento com atendente diretamente do provador, sem enfrentar a fila dos caixas.

A Centauro pensou também na experiência dos apaixonados por futebol, que ao consultar os uniformes disponíveis para venda, podem ouvir o hino e gritos de torcidas do seu time.

Algumas lojas têm como diferencial o serviço personalizado para auxiliar os consumidores da Centauro a identificarem a bicicleta ideal de acordo com suas preferências e características. A experiência inicia com a oportunidade de experimentar a bike na própria loja, utilizando a trilha existente no piso como circuito, e em seguida, com tecnologia, escolher a bicicleta ideal em uma tela interativa.

Os funcionários no ponto de venda da Centauro também estão equipados com uma tecnologia que permite, através de um algoritmo alimentado por inteligência artificial, a escolha de opções de produtos relacionadas aos já escolhidos, que atendam às necessidades do cliente naquele momento.

Autoatendimento nas lojas de varejo

Como a tecnologia facilita o Autoatendimento, dando liberdade e total autonomia na hora da compra 

Estudos comprovam que os brasileiros têm utilizado cada vez mais as tecnologias de autoatendimento nas lojas físicas nos últimos anos e que esse novo hábito dos consumidores está acompanhando o que acontece no resto do mundo. Países onde os consumidores possuem um mindset mais adaptado às diferentes interfaces tecnológicas sinalizam que a tendência é que esse comportamento continue crescendo.

Nas lojas Centauro, a tecnologia de autoatendimento está espalhada por todo o salão de vendas da loja, a partir de totens com tablets que fornecem ao cliente acesso a todos os produtos disponíveis em loja ou no site, experimentando um atendimento interativo e com mais liberdade.

Diminuição de Filas nas Lojas Físicas

Caixa móvel como solução para diminuir os atritos gerados usualmente nas filas dos caixas

Diferentes alterativas e oportunidades de finalizar uma compra são vantagens claras para o varejista e a Centauro está muito ciente desse fato. Além da opção de finalização de compra diretamente dos provadores, como comentado anteriormente, e dos caixas em si, todos os funcionários da loja são equipados com tecnologia de pagamento móvel, podendo finalizar a compra do cliente em qualquer lugar da loja, sem necessidade de entrar em filas, diminuindo o tempo de espera no estabelecimento.

Utilização de VR no Varejo

A Realidade Virtual aproxima da situação de uso gerando uma sensação bastante próxima do uso real

Uma das áreas mais interessantes e tecnológicas das novas lojas da Centauro é a chamada “Experimentação”. Próxima ao paredão de calçados, esse pequeno espaço com uma esteira e uma grande tela consegue oferecer ao cliente uma experiência de compra completa. A realidade virtual, recriando ambientes reais, permite ao cliente testar e encontrar o modelo perfeito de tênis para suas necessidades e preferências, a partir de simulações de corridas em circuitos em diversos lugares do mundo.

 

Click e Retire 

Tecnologia que ganha tempo a quem não tem tempo a perder 

O omnichannel permitiu a Centauro integrar o seu estoque online e offline e, o novo equipamento das lojas, o “Click e Retire” é um ótimo exemplo disso. As compras feitas na internet são abastecidas com o estoque da loja mais próxima, reduzindo o tempo e o custo das entregas centralizadas em centros de distribuição.

Ao finalizar a compra na internet o consumidor receberá um e-mail com as informações de quando poderá retirar o pedido da loja e, depois que receber o e-mail de que seu produto já estiver disponível para retirada, o cliente poderá ir à loja escolhida com o código que lhe foi enviado e ter a experiência de retirar seu produto no armário indicado do mobiliário vermelho.

Essa tecnologia é uma ótima alternativa para quem mora em localidades com problemas de logística de entrega, quem não possui portaria 24h para receber suas encomendas, para turistas que estão de passagem e não possuem tempo hábil para esperar o prazo de entrega tradicional e, também, para os lojistas, por garantir mais uma oportunidade de oferecer ao consumidor outros artigos não visualizados no site.

Customização como solução de personalização 

Aumentando o ticket médio e a fidelização dos clientes 

As novas lojas modelo G5 da Centauro, possuem um volume verde ao centro da loja, mais conhecido como “Do Seu Jeito”. Esse ambiente oferece aos clientes várias opções de personalização logo após a compra, além da tradicional estamparia de camisetas de futebol, onde o cliente consegue inserir seu nome ou de quem está presenteando. A customização também está sendo feita em chuteiras.

 

Sistema RFID nas lojas físicas 

Tecnologia que facilita a venda e aumenta a eficiência da gestão de estoque 

A tecnologia que vem inovando drasticamente vários setores do mercado e das redes de varejo é o Sistema RFID. A Centauro utiliza esse sistema especialmente para controle de estoque, pois ele substitui a leitura por código de barras convencional, utilizando ondas eletromagnéticas para ter acesso a dados armazenados em microchips, sem necessidade da aproximação do leitor sobre o código, com ângulo exato e tempo de interpretação do mesmo.

O sistema com tecnologia RFID traz aos estabelecimentos vantagens como: alta capacidade de armazenamento, leitura e envio de dados, contagem instantânea de diversos itens ao mesmo tempo, em um mesmo espaço, com o leitor RFID. Durabilidade e possibilidade de reutilização das etiquetas, agilidade no processo de expedição, prevenção de roubos ou falsificação de mercadorias e, consequentemente, melhoria no controle de estoque.

O Futuro do Varejo e da Loja Física

Ao incorporar essas novas tecnologias às suas redes, o varejista passa a fornecer ao cliente uma experiência de compra inesquecível e com toda a certeza, a Centauro abraça a experimentação como seu ponto forte. A possibilidade de tocar, testar, brincar com o produto dentro da loja encanta desde as crianças até os adultos e converte esse encantamento em vendas. O mundo está se transformando rapidamente e as lojas físicas têm o importante papel de tornar o serviço multicanal da empresa ainda melhor. Para isso, é inevitável que estejam preparadas para receber esse novo modelo de cliente, muito mais tecnológico, sensorial e interativo.

Quer saber mais sobre o assunto? A Vera Zaffari & Co, com seu time especializado em tendências da Loja do Futuro, pode te ajudar. Vivemos e respiramos varejo e ajudar a tornar as lojas mais conectadas para gerar experiências memoráveis é o que nos move.

 

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