Projeto de Arquitetura Comercial: Inauguração Centauro Paulista

7 de outubro de 2020Tempo de leitura: 4 minutos

No mês de Setembro comemoramos a inauguração de uma loja na qual o projeto arquitetônico foi um grande desafio para nós: a primeira loja de rua da Centauro, localizada em uma das mais importantes e movimentadas avenidas da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista.

Para o cliente também era um desafio. O que esperar de um projeto e obra de loja de rua ainda mais numa localização tão relevante como a Avenida Paulista, SP? Quais os desafios, como é o processo, as surpresas, o nível de dificuldade, as incertezas que seria possível encontrar no desenvolvimento de todo o projeto? O cliente Centauro confiou no extenso portfólio em projetos de lojas de rua da Vera Zaffari & Co e de seu time de parceiros.

O empreendimento foi construído em um local originalmente composto por uma galeria de lojas, situado na base de um edifício de uso residencial, com área de aproximadamente 2.400m². Com a utilização da Nuvem de Pontos pelo escaneamento da edificação existente, conseguimos viabilizar a modelagem do levantamento local com um nível de precisão próximo de 100% pelo software Autodesk Revit, por meio da metodologia BIM.

Composta por 3 níveis, a loja localiza-se próximo ao Centro Cultural FIESP, na Avenida Paulista. Neste local está o seu acesso principal, fazendo esquina com a Rua Pamplona, onde está o acesso secundário pela área do Click e Retire – modalidade que se consolidou muito durante a pandemia, fornecendo ao consumidor a facilidade de comprar no digital e retirar na loja no dia e hora combinado. 

Por estar localizada em uma avenida conhecida por ser um centro econômico do Estado de São Paulo e também como um expoente da cultura, de varejo e de entretenimento, a Centauro trouxe a loja muitas novidades. Efetivamente o propósito de todo o time envolvido de marketing, merchandising, projeto e obra era gerar uma loja icônica, atrativa, relevante e diferenciada. Um ponto de encontro e de belas experiências. 

Nesse novo projeto de arquitetura comercial, tivemos a oportunidade de ir além do conceito G5 da marca de varejo Centauro, o qual estávamos acostumados a utilizar em lojas de shopping. Foi possível explorar novos elementos, tecnologias com diferentes premissas e múltiplas necessidades.

Novos elementos e espaços

– Hub de Entretenimento: Possui uma arquibancada com telão localizada no centro da loja, onde foi criado um ambiente com pé direito triplo, com visão ampla dos diversos níveis da loja, onde é possível realizar eventos, transmissão de jogos, aulas, workshops, valorizando o relacionamento com todos os clientes e, principalmente, com a comunidade local. Ambiente propício para dar uma pausa na correria atribulada da grande avenida e seu entorno.

Do Seu Jeito: Ambiente onde é realizado a personalização e estamparia de camisetas de futebol, customização de chuteiras e encordoamento de raquetes, que foi ampliado para se adequar à necessidade da loja mas manteve o conceito e acabamentos do volume existente nas lojas G5.

– Estúdio: Foi criado esse espaço com conceito adaptável e muita tecnologia, que conta com planos de vidros que permitem um ambiente intimista ou totalmente integrado à loja.

Oficina de Bike: O local também ganhou um espaço especial na loja para este serviço personalizado que ajuda os consumidores a identificarem a bicicleta ideal de acordo com as suas preferências, onde ele pode experimentar nas próprias lojas e, em seguida, escolher a bicicleta numa tela interativa. O espaço conta com acabamentos em tons marcantes, setorizando o ambiente e traduzindo a característica do conceito.

– Área de experimentação de tênis: Os tênis poderão ser provados em uma esteira conectada à telas que simulam circuitos de corrida em diversas partes do mundo, permitindo ao cliente testar pisadas e encontrar o modelo ideal para as suas necessidades. Este ambiente foi ampliado para se adequar à proposta da loja como convêm a uma loja tão diferenciada como Centauro Paulista.

Desafios

– Fachada ampla com planos de esquadrias inclinadas, gerando movimento e traduzindo o conceito da marca varejista.

– Iluminação especial, levando em consideração a necessidade de cada ambiente e traduzindo o conceito e sensação a ser percebida pelo cliente. A iluminação na pintura do artista Kobra, na fachada da Avenida Paulista, foi uma das muitas questões distintas que tivemos que solucionar nesse projeto.

– Desenvolvimento de ambiente em pé direito triplo, com demolição de laje existente da edificação, marcando a transição entre os 3 níveis da loja, ampliando a visão interna do cliente.

– Implantação de novas tecnologias e compatibilização de todas as instalações, o que foi facilitado pela visualização de todas as disciplinas modeladas pela plataforma BIM.

Para alcançar esse resultado final incrível, contamos com parceiros e colaboradores, com várias equipes interna da Centauro E com o escritório de arquitetura responsável pelo desenvolvimento do conceito da loja. Com todo o empenho e competência auxiliaram na materialização da primeira loja de rua da marca, que irá entregar aos clientes a melhor experiência possível. Agradecemos a Centauro pela parceria e oportunidade de criar esse projeto que será um novo ponto turístico da Avenida Paulista.

 

Compartilhe

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.

Design for Disassembly: Para construir o futuro é preciso desconstruir

É isso mesmo que você leu: as construções do futuro serão…

Projeto de Arquitetura Comercial: Inauguração Centauro Paulista

No mês de Setembro comemoramos a inauguração de uma loja…