Open Mall: a solução certa para arquitetura de shopping

12 de julho de 2022Tempo de leitura: 4 minutos

Espaço a céu aberto, com segurança, conveniência e focado em oferecer experiências diferenciadas aos consumidores por meio da sua arquitetura e tecnologia. Esse é o cenário perfeito para o setor de shopping nos próximos anos.

Após um período em baixa em todos os setores comerciais, a indústria de shoppings voltou a crescer e está se reinventando no mercado de varejo para continuar acompanhando as tendências em um mundo pós-pandemia. A boa notícia é que já existe uma solução dentro da arquitetura de shopping para projetar esse cenário ideal, permitindo o funcionamento como novas âncoras de experiência, como espaço de lazer e entretenimento. Trata-se do Open Mall  –  conceito de shoppings centers que explora ambientes abertos e sustentáveis.

Esse modelo, também conhecido como Strip Mall ou Strip Center, teve origem nos Estados Unidos e conquistou centros comerciais ao redor do mundo. No Brasil, a tendência continua ganhando força e já está presente em diferentes cidades do país, especialmente na Região Sul. Com a construção horizontal, que preserva as áreas verdes e conta com uma faixa (strip) de lojas, o Open Mall é a solução certa para o “novo” formato de shopping em 2022, pois permite a construção de espaços mais arejados e ao ar livre, oferecendo a mesma segurança e conforto que um shopping tradicional, sem aglomeração.

Além disso, o Open Mall tem custos de manutenção mais baixos em comparação a de um shopping convencional. Isso acontece porque os Open Malls utilizam a luz e ventilação naturais. E por sua principal característica ser a conveniência, os Open Malls acabam se transformando em um verdadeiro comércio de proximidade variado, com opções que vão de serviços até mesmo um pequeno supermercado. Tudo isso para oferecer comodidade ao consumidor, que passa a ter opção de resolver tudo em um só lugar.

AS VANTAGENS DO OPEN MALL NO SETOR DE SHOPPING

Diferentemente dos shoppings convencionais, o Open Mall está, normalmente, erguido em bairros residenciais, com grande fluxo de pessoas, e se torna uma ótima opção para os consumidores que buscam facilidade para fazer compras e realizar alguns serviços no dia a dia. Além de ser um espaço totalmente inovador e seguro para circulação, os Open Malls acabam ajudando na economia local, dando mais visibilidade e crescimento ao bairro; condiciona diferentes segmentos de lojas e ainda têm custos operacionais bem inferiores. 

Com lojas de diversos segmentos para atender ao público, os Open Malls possuem um amplo estacionamento e não necessitam de marcas âncoras, como costuma acontecer no shopping convencional. Cada marca presente no comércio de proximidade funciona com sinergia e conveniência para oferecer a melhor experiência ao consumidor.

Outro fator importante é a funcionalidade que o comércio de proximidade oferece aos lojistas e consumidores. Por ser pensado estrategicamente para funcionar como um espaço de conveniência, a arquitetura de shopping é projetada seguindo as características do “one stop shop, em livre tradução, uma “única parada”. Ou seja, um ambiente agradável e seguro, para o público fazer uma compra rápida, eficiente e em um curto espaço de tempo.

Além disso, os Open Malls possuem vantagens similares às de um shopping center, como a segurança, limpeza, manutenção, gestão profissional e, o melhor: todos esses serviços podem ser adquiridos sob uma taxa de condomínio inferior em relação às dos shoppings convencionais, seguindo uma dinâmica de loja de rua.

ARQUITETURA DE SHOPPING SUSTENTÁVEL

Os projetos de Open Malls preservam o meio ambiente e dão atenção especial às áreas de conveniência verdes e agradáveis. Com uma estrutura aberta, proporcionando ao público uma sensação de estar passeando ao ar livre, o projeto paisagístico de um Open Mall conta com jardins, espaços arborizados e espelhos d’água. 

E como o foco é tornar a construção mais sustentável possível, os espaços de convivência dos Open Malls aproveitam a ventilação e luz natural. Isso, além de tornar o ambiente aconchegante, também reduz custos com manutenção de equipamentos de ar, por exemplo.

ESTRATÉGIAS ARQUITETÔNICAS PARA OPEN MALLS

Os Open Malls já conquistaram a indústria dos shoppings e, cada vez mais, estão favorecendo o comércio local. Para que os projetos de Open Malls tenham mais sucesso, é preciso pensar em soluções estratégicas na hora do desenvolvimento do projeto de arquitetura, como a facilitação de visualização do empreendimento e otimização da área bruta locável. Confira alguns pontos essenciais: 

Conveniência e mix de lojas – Como esse modelo possibilita uma loja de cada segmento, é muito importante fazer a seleção de lojas para tornar a experiência do consumidor mais diferenciada. 

Estacionamento facilitado – O projeto de arquitetura de shopping precisa ser desenvolvido pensando nos estacionamentos. O espaço precisa ser amplo para que os consumidores tenham acesso com facilidade. 

Localização – Os Open Malls devem estar em avenidas ou ruas movimentadas, com grande fluxo de pessoas e carros. Além disso, o comércio de proximidade deve estar, preferencialmente, em esquinas. 

PROJETOS VZ&CO 

A VZ&CO tem em seu portfólio projetos de arquitetura de shopping na área de Open Mall. No momento, estamos desenvolvendo um projeto inovador em parceria com a Emais Urbanismo. Trata-se da área comercial do Eplenum – bairro inteligente que foi lançado em abril, em São José do Rio Preto (SP).

O desafio do nosso time está sendo planejar e propor soluções arquitetônicas sustentáveis, seguindo os conceitos de um Open Mall, para entregar um espaço de conveniência e proximidade para os futuros moradores e lojistas do shopping a céu aberto. 

Compartilhe

Inscreva-se na nossa newsletter!

Tenha o melhor conteúdo sobre arquitetura e urbanização, atualizado e direto no seu e-mail.

Lições do varejo italiano capazes de atrair mais público para o seu shopping

O varejo, especialmente os shoppings, precisou se reinventar…

Open Mall: a solução certa para arquitetura de shopping

Espaço a céu aberto, com segurança, conveniência e focado…