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Maiores varejistas de moda do país apostam em experiência omnichannel

24 de outubro de 2023Tempo de leitura: 5 minutos

Mais de 53 milhões de brasileiros fazem compras online, segundo a consultoria NIQ|Ebit. Acostumado à conveniência do digital, o consumidor quer ter as mesmas facilidades de compra na loja física, unindo o melhor dos dois mundos. A integração entre o físico e o digital está na origem de um conceito que está no vocabulário do varejo em todo o mundo: omnichannel, ou omnicanalidade, na tradução para o português.

A definição abrange a integração entre os diversos canais de venda de uma marca para oferecer a melhor experiência de compra ao cliente, seja na loja física, site, app, WhatsApp ou em outras plataformas. A ideia é tornar o varejo presente onde o consumidor estiver e no momento em que precisar.

Sem limites entre o físico e o digital, uma boa experiência de compra pode começar online e terminar na loja física ou vice-versa. A arquitetura comercial acompanha a transformação omnichannel do varejo com projetos que viabilizam a oferta de soluções tecnológicas, conveniência e integração do real e virtual.

Na era omnichannel, as lojas físicas devem estar preparadas para atender tanto o consumidor tradicional (que inicia a finaliza compra no local) quanto o cliente que testa a roupa no provador, mas prefere pagar pelo app e receber em casa, por exemplo.

As três maiores redes de varejo de moda do Brasil, Renner, C&A e Riachuelo – todas clientes da VZ&CO – estão na vanguarda dessa integração e oferecem a seus clientes soluções inovadoras de conexão entre as lojas físicas e os meios digitais. Tudo isso para proporcionar uma experiência de compra omnichannel fluida e assertiva.

 

Conheça as estratégias omnichannel de cada uma delas:

 

Renner 

A marca gaúcha investe há anos na união entre o varejo físico e as facilidades do digital. Atualmente, as vendas online representam cerca de 15% do volume bruto de mercadorias da rede e a meta é elevar essa participação para 20% a 25% nos próximos 3 a 5 anos.

Para isso, a Renner tem colocado em suas lojas físicas uma série de inovações para uma experiência de compra integrada, digital e sustentável. Os projetos de arquitetura comercial de novas lojas e reforma de unidades existentes consideram a operação omnichannel desde o planejamento.

Reinaugurada em agosto com projeto de arquitetura comercial da VZ&CO, a Renner do Shopping Iguatemi Porto Alegre é um exemplo da integração de canais para uma jornada de compras conectada. A loja tem cobertura wifi em toda a área de vendas e está modelada em 3D para visita virtual pelo site e app. Os clientes sem celular também podem ter uma experiência omnichannel acessando os canais digitais da marca em totem instalado na loja especialmente para essa função.

A infraestrutura omnichannel da Renner inclui facilidades como painéis de LED e placas informativas com QR Codes que conectam os consumidores ao universo digital da marca, tornando a experiência na loja física mais interativa.

Nas bancadas Omni, os clientes podem consultar e adquirir produtos disponíveis nos estoques do e-commerce e de outras lojas físicas da Renner. Em outra inovação, um aplicativo auxilia na escolha de fragrâncias.

Na hora de finalizar as compras, é possível experimentar nos provadores e pagar diretamente pelo app, utilizar terminais de autoatendimento intuitivos em que o equipamento faz a leitura dos produtos diretamente na sacola, ou fazer o checkout por meio da venda móvel, em qualquer ponto da loja. Para quem compra pelos canais digitais, as lojas também são pontos de retirada, que pode ser feita diretamente nos depósitos do sistema Click and Collect, sem cobrança de frete.

 

C&A 

A multinacional holandesa aposta na tecnologia como um diferencial no varejo de moda e lançou a estratégia de negócios C&A Fashion Tech de olho na expansão de novos formatos de lojas, lançamento de serviços digitais e soluções omnichannel. A iniciativa foi lançada no período pós-pandemia para atender aos novos hábitos de consumo dos clientes.

Para atrair os consumidores digitais para as lojas físicas e garantir a mesma experiência e facilidade do online, a rede investe na instalação de hotspots que fornecem internet e permitem que os clientes acessem o app e o site da C&A durante a visita às lojas.

Entre várias funcionalidades, o app permite a leitura dos códigos de barra dos produtos na loja física para criar um carrinho virtual. Também estão disponíveis totens em que é possível navegar e consultar estoques de produtos em outras lojas da rede. Os clientes também têm a opção de atendimento via WhatsApp para tirar dúvidas ou verificar a disponibilidade de produtos.

 

Na hora do checkout, a C&A disponibiliza terminais de autoatendimento e em algumas lojas já é possível realizar o pagamento por biometria facial, sem necessidade de dinheiro, cartões nem apresentação de documentos. A tecnologia está disponível para os consumidores que possuem o C&A Pay, o crédito digital da C&A. Um equipamento faz a leitura facial e o valor é debitado no meio de pagamento cadastrado na carteira digital.

Em outra frente omnichannel, os clientes C&A contam com as facilidades do Clique & Retire, em que a compra online é retirada na loja física, e de uma tecnologia chamada Corredor Infinito. Caso o cliente não encontre um produto, a ferramenta permite que o associado da C&A consulte rapidamente todo o estoque da varejista, seja em outras unidades ou no e-commerce, finalize a compra. Nesse caso, o consumidor pode optar por receber a mercadoria em casa ou no Clique & Retire em uma das lojas da rede, sem frete. Uma experiência para lá de moderna e acessível.

 

Riachuelo 

A transformação digital das lojas da Riachuelo começou em 2017, quando a varejista passou a focar investimentos na integração entre os canais online e físicos. Como parte da estratégia omnichannel, a rede criou o Espaço Riachuelo Online, pontos digitais instalados nas lojas físicas para compras em todo o e-commerce da marca com conexão gratuita e frete grátis.

Por meio do app, é possível realizar o pagamento das compras direto do provador. Totens de autoatendimento e tablets disponíveis nas lojas viabilizam o self-checkout, sem filas e com a rapidez do ambiente digital.

A retirada de compras feitas online nas lojas físicas é feita com sistema de autosserviço: o cliente recebe um QR Code para desbloquear a porta de um locker disponível na loja, sem precisar de atendimento de funcionários.

Dentro das lojas físicas, os consumidores da Riachuelo também conseguem acessar a disponibilidade de produtos em outras unidades e nos meios digitais por meio da tecnologia de prateleira infinita.

A rede de varejo tem um Comitê de Estratégia e Transformação Digital, criado para consolidar as iniciativas omnichannel, e ampliou investimentos na análise de dados para melhorar a experiência de compra dos consumidores da marca.

 


Com mais de 20 anos de experiência em arquitetura comercial e com as maiores empresas do varejo de moda no portfólio, a VZ&CO está pronta para auxiliar sua marca na transformação das lojas físicas para experiências omnichannel. Entre em contato com a nossa equipe.

 


 

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